(21)98344-4713 / ricardobellido@ricardobellido.adv.br

As variações de marés.

As variações de marés.

Por favor, avisem ao jornal O Globo que os níveis das marés ocorrem duas vezes ao dia: duas baixamares (baixas) e duas preamares (altas). Logo, não há uma coincidência com a maré cheia.

As variações de marés referem-se às mudanças periódicas no nível da água nos oceanos, mares, lagos e outros corpos d’água, causadas principalmente pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. Essas variações ocorrem devido às forças de maré, que são influenciadas pela posição relativa desses corpos celestes em relação à Terra.

Existem dois tipos principais de marés: marés devido à Lua (marés lunares) e marés devido ao Sol (marés solares).

  1. Marés Lunares:
    • A Lua exerce uma atração gravitacional na Terra, causando uma protuberância de água no lado da Terra voltado para a Lua.
    • Do lado oposto, na parte oposta da Terra, há outra protuberância devido à força centrífuga resultante da rotação da Terra.
    • Assim, temos duas áreas de alta maré, chamadas de marés altas, e duas áreas de baixa maré, chamadas de marés baixas.
    • O ciclo lunar completo (de uma maré alta para a próxima) ocorre a cada aproximadamente 12 horas e 25 minutos.
  2. Marés Solares:

Quando os efeitos das marés lunares e solares se combinam, temos o que chamamos de marés lunissolares. Durante a lua cheia e a lua nova, quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados, as marés lunares e solares se reforçam, resultando em marés mais altas conhecidas como marés vivas. Durante os quartos crescente e minguante, quando os três corpos celestes formam um ângulo reto, as marés lunares e solares se anulam, resultando em marés mais baixas conhecidas como marés mortas.

As características específicas das marés variam dependendo da geografia local, forma da costa e outros fatores. Existem também fenômenos como marés meteorológicas, influenciadas por condições atmosféricas, que podem intensificar ou diminuir temporariamente as marés.

Compartilhe
Relacionados
© 2024 - Direito Penal Militar e Direito Administrativo Militar